quinta-feira, 26 de maio de 2011

Como tirar MOFO

O que fazer com aquelas manchas e pontinhos pretos ou brancos, que vemos nas roupas guardas em nossos armários mofados?

Devido a umidade e a falta de ventilação isso acaba estragando muitas roupitchas... e se não for combatido deixa manchas muito difíceis de serem tiradas.

Como podemos previnir o mofo?

1) Colocar a mancha na luz do sol, pois mata o fungo, mas, se a mancha persistir em um tecido lavável, aplique sumo de limão ou vinagre branco e deixe secar. Nesses tecidos pode-se também aplicar água oxigenada.

2) Para tecidos lavados a seco, umedeça a mancha com sumo de limão, coloque sal e, se possível, ponha para secar no sol. Lave levemente com uma esponja embebida em agua limpa e deixe secar. Você também pode usar uma outra alternativa: um fungicida seguindo a risca as instruçoes que acompanham o produto.
Colocar em capas de tecido de poliéster com furinhos para permitir ventilação.

3) Edredons, cobertores e roupas que são usadas uma vez ou outra devem ser guardadas limpas (lavadas) para que não fiquem manchadas antes de guardar no armário. O ideal é embalar a peça em capa/protetor práticos e eficientes, deixam as pecas da rouparia protegidas e organizadas de uma forma bonita e fácil identificar cada uma.
Importante: antes de guardar, não esquecer de tirar o ar que fica dentro da embalagem de saco plástico. Assim, fica mais difícil dos fungos, que causam os odores e as manchas proliferarem. As pecas devem estar bem secas antes de serem guardadas. Pressione bem para verificar se ainda há alguma umidade.

4) Bichos de pelúcia a limpeza também deve ser feita em lavanderias especializadas. Mesmo que o brinquedo seja pequeno, a demora para secagem da espuma ou isopor que preenche vai causar mofo. Uma boa recomendação para acabar com acaros em pelúcias pequenas é guardar em sacos plásticos e coloca-las no congelador por 2 horas, uma vez por mês.

5) Almofadas e travesseiros, tem que ser mais limpinho.
Evite de lavar esse tipo de objeto em casa. Eles não vão secar e vão acabar mofando. Tire as capas e deixe as almofadas e travesseiros no sol por alguns minutos.
Fronhas devem ser trocadas 2 vezes por semana.
Validades:
almofadas tem validade máxima = cinco anos 
travesseiros = 2 anos

Manter a casa sempre limpa, arejada e ventilada para evitar a umidade

Alguns cuidados:

 - Ambientes devem receber iluminação natural porque ajuda a eliminar o excesso de umidade, e consequentemente o mofo. Se não for possível, luzes artificiais quentes geram calor, o que ajuda a secar as superfícies muito úmidas.

 - Exaustores ajudam na circulação de ar nos lugares mais fechados, exemplos: banheiros, cozinhas e despensas.

- Podemos encontrar vários produtos anti mofo excelentes. Coloque-os dentro dos armários e cantos estratégicos da casa que considerar mais úmidos e escuros. 
Não esqueça de trocá-los periodicamente, já que esses produtos, depois de absorver certa quantidade de umidade, deixam de funcionar.
Outra sugestão, coloque dentro do armário um pouco de cal virgem em um vidro destampado ou saleiro com tampa de inox. A cal e hidrofila e faz absorver a umidade.

- Passar pano embebido numa mistura de agua e vinagre ( ele tem acido acético que tem capacidade de combater os fungos) em partes iguais e limpar as paredes dos armários. O vinagre também pode ser eficiente para exterminar fungos e bactérias de seus carpetes e tapetes.

- A agua sanitária é muito eficiente para limpar manchas e eliminar fungos. Prepare uma solução com partes iguais de agua sanitária e agua, molhe um pano e passe na área afetada. POR FAVOR CUIDADO COM SUAS ROUPAS TIRE DO ARMÁRIO PARA LIMPAR, SE NÃO MANCHA SUA ROUPITCHAS.

- Elimine infiltraçoes de agua: instale calhas e aplique produtos impermeabilizantes nos locais críticos de infiltração de agua da chuva.

- Não use vaporizadores se a umidade relativa do ar não estiver realmente baixa.

- Nunca use Steamer (ferro a vapor) dentro do closet, pois aumenta a umidade do local. Só pode ser usado em lugar fresco e ventilado como banheiro ou área de serviço.

- Tapetes e cortinas favorecem a proliferação do mofo. Se não quiser abrir mão deles, use o aspirador de pó ou higienizador a vapor (exemplo: vaporetto) para limpa-los frequentemente e deixe-os tomar sol sempre que possível, especialmente em épocas de chuvas.

- Guarde suas roupas no armário quando estiverem completamente secas e nunca em capas plásticas. Prefira protetores de algodão que permitem ventilação.

Espero que eu tenha ajudado bastante sobre a limpeza de mofos nos armários. 
Vamos deixar tudo bem limpinho !!!
Qualquer duvida, escrevam comentários.

Bjs Kika

6 comentários:

Anônimo disse...

Dicas maravilhosas! Obrigada!!!!!

Anônimo disse...

Como tirar mofo de capa de chuva? obrigado.

Cristina Pfaltzgraff disse...

Oi,
para tirar o mofo da sua capa de chuva....
Colocar a mancha na luz do sol, pois mata o fungo, mas, se a mancha persistir em um tecido lavável, aplique sumo de limão ou vinagre branco e deixe secar. Nesses tecidos pode-se também aplicar água oxigenada.
Agora, guarde sua capa no armário quando estiver completamente seca !!!
Espero ter ajudado
bjs Kika

Anônimo disse...

OI... Fui passar uma camisa social super cara do meu marido e percebi que tinham um pontinhos pretos, acho que é mofo... mais ela ja foi lavada... Me ajuda a tirar por favor porque ele adora a camisa. Gisele

Unknown disse...

Amei cada dica sou casada aa 4 anos e aki no sul eh mto umidoe atigem nuito traveseiro e colcão muito boas as dicas vou faxer amanha mesmo

Unknown disse...

Amei cada dica sou casada aa 4 anos e aki no sul eh mto umidoe atigem nuito traveseiro e colcão muito boas as dicas vou faxer amanha mesmo

Postar um comentário