terça-feira, 9 de agosto de 2011

Qual lençol escolher ?

Você sabe escolher o lençol de acordo com a quantidade de fios?

Hoje, vou explicar um pouquinho de como classificamos cada tipo de lençol...

Não é maravilhoso deitar numa cama com um lençol bem gostoso ??? Eu adoooro...


Vamos entender:
O fio é  formado pelo entrelaçamento das fibras do algodão, e essas fibras são alinhadas e aí vão gradativamente se entrelaçando. 
Na prática, quanto maior for a quantidade de fios um tecido, mais suave será o toque e sua durabilidade !!! Os melhores produtos têm no mínimo 200 fios por polegada quadrada!!!! 
Então, preste atenção quando for comprar:
• 200 a 220 fios por polegada é considerado muito bom e nos transmite conforto;
• 230 a 300 fios por polegada temos um excelente produto, com toque diferenciado, muito macio e especial;
• 600 fios por polegada são fios com inigualável textura acetinada;
• 1000 fios por polegada, nobre lençol. ESSE É O CARA!!!! ainda não tenho….
Não é apenas o numero de fios que gera um tecido de boa qualidade, fatores como fibra longa do algodão e um bom acabamento na tinturaria interfere muito no produto final! 
Por isso, prefiro os tecidos de cores pastéis e brancos, e de preferência lisos ou com estampa bem discreta!


O fio penteado é o fio que passa por um processo que o “penteia”, dando mais brilho (pois ele reflete melhor a luz) e eliminando as impurezas e fibras mortas. Assim, o chamado fio penteado é mais uniforme e são considerados superiores pois, são mais macios; têm mais volume; têm mais brilho; e duram mais. Nesse tipo de tecido usa-se a contagem por fios (quantos fios a trama possui por polegada quadrada). 
Já o algodão egípcio é considerado o melhor algodão do mundo, mais refinado e MEGA macio…ou seja, um LUXO ! As condições de solo, clima, maturação, colheita e os demais fatores que envolvem sua produção fazem com que ele tenha uma fibra muito mais longa do que qualquer outro produzido no mundo.

Independente do fio, um excelente lençol pode ser confeccionado de muitas maneiras, mas as principais e mais usuais resultam em tecidos como percal, acetinado, jacquard, adamascado e malha fio penteado.
Percal, o mais famoso tecido para lençóis, é produzido com fio 100% algodão, um fio nobre chamado de penteado. E o melhor, NÃO dá bolinhas!!!
Na trama do acetinado os fios flutuam na superfície do tecido, uma vez que são sempre confeccionados com o nobre algodão egípcio. Este tem uma textura muito macia, são encorpados e luxuosos.
A trama do jacquard é feita em um tear especial. O tear de jacquard foi inventado no século XVI, permitindo que o desenho fosse incorporado ao tecido e não impresso (deixando mais macio… já viu aqueles tecidos com silk como que são duros???).  E hoje, máquinas especiais computadorizadas geram belas tramas e desenhos.
adamascado é um tipo de jacquard muito apreciado e geralmente feito tom sobre tom.
Entenderam tudiiinho ?
Bjs Kika


0 comentários:

Postar um comentário