quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tira cheiro de mofo

Nada melhor do que ter as suas roupas sempre cheirosas !!!

Então, vamos tirar o cheiro de mofo que fica nas pecas quando estão guardadas muito tempo e acabam mofando.

Algumas de dicas de como tirar o cheiro forte, que fica nas roupas guardadas:

1) Roupas de nylon: antes de terminar a lavagem, quando ela já está indo para o enxague, coloque em uma solução com uma colherzinha(de chá) de bicarbonato. Deixe por alguns minutos e prossiga a lavagem normal.

2) Roupas de couro: para tirar o cheiro de guardado do couro, coloque nos bolsos um pedaço de algodão com um pouco de perfume. Retire depois de 24 horas. 
Jamais guarde o couro em saco plástico. Envolva numa toalha ou tecido de algodão que evita mofo, conserva a cor e resguarda do pó, da claridade.


3) Cobertores e edredons: O ideal é usar sabão de coco ou sabonetes. As peças devem ser lavadas no tanque. Nada de colocar essas peças em máquina. O melhor também  é lavar na lavanderia.


4) Crochê/ tricô: lavar em água morna com sabão em pó ou de coco, misturando um pouco de amoníaco. Se forem brancos, colocar uma colher de água oxigenada para cada litro de água, na última enxaguada.
Lave as peças sempre a mão, caso contrário a peça pode se deformar ou encher de bolinhas. Utilize sabão neutro na lavagem e um pouquinho de amaciante, não torça a peça depois de lavada.
Para os crochês em linho de cor bege-clara, enxaguar na última água com chá preto frio, para conservar a sua cor natural.
Para as peças brancas de tricô, enxaguar em água com algumas gotas de tinta de escrever, ficarão branquinhas.
Sempre devem ser apenas espremidas, nunca torcidas, e secadas à sombra.
Não pendure a peça no varal a melhor maneira para secar é na horizontal, estenda a peça sobre uma toalha, o peso o tricô molhado no varal pode deformar a peça. 
Em hipótese alguma coloque a peça na secadora, o tricô costuma encolher nessas situações.
Na hora de guardar a peça de tricô, evite deixá-las penduradas que podem ficar marcadas devido aos cabides. Deixe as peças dobradas, afinal, elas não amassam.


5) Peles: nunca guardar em sacos plásticos ou em caixas de papelão. Estas peças precisam de ar, mas nunca as exponha ao sol.

6) Lã: Se quiser lavar, utilize sabão neutro e depois mergulhe a peça em água fervida com uma colher de farinha de trigo. Deixe repousar até esfriar a mistura. Enxague com água pura e um pouco de vinagre para manter a cor. Na hora de secar coloque longe do sol e em uma superfície plana. Não pendure.

Pimenta-do-reino e folhas de jornal (trocadas a cada seis meses) para evitar traças.

A melhor dica e sempre lavar as suas pecas de roupas e deixá-las sempre limpinhas e não guardá-las sujas, POR FAVOR !!!

Vale a pena imprimir essas diquinhas básicas...

Bjs Kika

0 comentários:

Postar um comentário